5 Estratégias de Marketing Digital para E-commerce

Desenvolver uma loja virtual com qualidade é fundamental para a operação, afinal, o bom gosto e o profissionalismo do projeto ajuda a atrair clientes, no entanto, as estratégias de marketing digital são tão importantes quanto o próprio e-commerce no ato de divulgação e incentivo às vendas.

É necessário que um trabalho bem elaborado de marketing acompanhe o projeto, uma vez que os clientes estão diariamente navegando pela internet e buscando soluções para suas necessidades e desejos.

Como, então, fazer com que esse público acesse seu e-commerce e passe a comprar os produtos oferecidos?

O desenvolvimento de estratégias de marketing digital para e-commerce, bem estruturadas, é a resposta que você necessita. 

Nesse post vamos apresentar 5 maneiras de alavancar seu negócio e atrair milhares de clientes para sua loja virtual. 

5 estratégias de marketing digital para e-commerce

Seu e-commerce está pronto para ser lançado, os produtos são de qualidade e você já conhece o seu público-alvo.

Chegou a hora de adotar as estratégias de marketing digital para que sua loja virtual venda cada vez mais:

Investimento em mídia para e-commerce

Você precisa destinar parte do seu orçamento para investir em mídia, ou seja, é necessário se fazer presente nos mecanismos de buscas, principalmente o Google. 

Para isso existe o Google Ads, que exibe anúncios da sua loja nas páginas de resultados da própria ferramenta de busca.

Ainda nessa solução é possível contratar páginas de parceiros do Google, que se dispõe a anunciar banners e outros tipos de publicidade, apresentando sua loja virtual em sites específicos voltados aos segmentos nos quais seu negócio opera, como exemplo os Marketplaces.

Os melhores investimentos são aqueles que trazem resultados e podem ser facilmente metrificados e isso é perfeitamente passível de controle no ambiente online.

Para isso, existem ferramentas que medem o ROI - Retorno Sobre o Investimento - e que possibilitam controles detalhados de outras métricas que devem ser constantemente avaliadas:

  • tráfego - número de pessoas que visitaram o site e como chegaram até a loja,
  • leads - número de contatos captados através de campanhas e produção de conteúdos,
  • leads qualificados - quantidade de leads que tem potencial de se tornarem clientes,
  • clientes - número de clientes que efetivamente fecharam negócios,
  • vendas - número de pedidos e receita obtida pelo e-commerce.

SEO - Otimização para motores de busca

O SEO, que vem do inglês Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas que tem por objetivo melhorar o posicionamento do seu e-commerce nos resultados orgânicos, que são aqueles gratuitos dos mecanismos de busca. (Será que não fica melhor: “são aqueles que ficam logo abaixo dos resultados pagos”). 

Os resultados são mais demorados, porém consistentes.

Nesse caso, é preciso que seu e-commerce possua um blog com conteúdos relevantes para sua audiência.

Os conteúdos, em regra geral, são posts de blog que devem atender as exigências para ranqueamento no Google.

Portanto, precisam seguir padrões adotados pelo sistema de busca, mas também devem garantir qualidade de conteúdo, através de layout agradável, navegação eficiente e informações que façam sentido para o público-alvo.

Algumas características técnicas que devem ser obedecidas são:

  • palavra-chave - pode ser buscada através de ferramentas gratuitas como Ubbersugest;
  • meta description;
  • parágrafos bem elaborados e separados em H1, H2, H3...;
  • quantidade mínima de palavras;
  • links internos e externos;
  • imagens com atributo alt e title.

A combinação de conteúdo relevante com técnicas de SEO garante o sucesso do seu negócio na internet e milhares de visitantes buscando por informações chegarão até você.

Redes Sociais voltadas para e-commerce

As redes sociais são visitadas por clientes em potenciais de sua loja e estar presente nelas é uma excelente forma de atraí-los para o seu site.

Para isso, é fundamental que você tenha conteúdos atraentes e que chamem a atenção do seu público, onde as novidades, curiosidades, dicas e informações fornecidas acabam gerando interesse nas pessoas.

É nesse ambiente que podem ser trocadas e dadas informações, esclarecidas as dúvidas e apresentados os produtos e serviços voltados aos mais diversos assuntos e interesses.

Escolha grupos, páginas e ambientes que façam parte do nicho de mercado que sua loja atua e interaja com eles, colaborando com conteúdos de qualidade que resolvam problemas e atendam aos desejos e curiosidades.

E-mail marketing como estratégias de marketing digital para e-commerce

O “velho e bom” e-mail continua sendo uma das melhores estratégias de marketing digital para as empresas que querem apresentar seu negócio para possíveis clientes.

Para isso, é importante construir uma base de dados, que virá através da sua criatividade em oferecer conteúdos de qualidade solicitando como troca o e-mail da pessoa interessada.

Isso significa que o visitante de seu blog ou site fornece seu endereço eletrônico e recebe, por exemplo, um e-book com conteúdo relevante do assunto que lhe interessa.

Para isso, você precisa desenvolver posts, e-books, podcasts, webinars e materiais que chamem a atenção do seu público, oferecendo informações que possam ajudá-lo a compreender determinado assunto, respondendo às dúvidas e satisfazendo sua curiosidade ou necessidade.

A partir da captação de dados do lead, como e-mail e outras informações relevantes, pode-se trabalhar com os fluxos de automação, inclusive em relação ao processo comercial, com estratégias de inbound commerce.

A automação do processo de e-mail marketing facilita a operação e possibilita que milhares de leads sejam direcionados no funil de vendas de acordo com o seu comportamento de forma automatizada.

Isso faz com que o processo comercial seja escalável e não dependa de crescimento de recursos internos e de pessoal para o atendimento.

Aqueles que demonstram interesse e solicitam esclarecimentos podem ser encaminhados a área comercial para a conclusão da negociação, enquanto que os demais continuam no processo automático de nutrição.

Pode-se ainda trabalhar com o lead scoring, onde os leads ganham pontuação para determinada ação. Quando chegarem a algum número específico podem ser encaminhados ao time comercial que faz uma ligação ou contato com o intuito consultivo.

Outro ponto importante e que deve ser trabalhado diz respeito a recuperação de carrinhos abandonados, ou seja, pessoas que colocaram alguns produtos na cesta, mas não efetivaram a compra.

Uma campanha automatizada de e-mail marketing voltada a recuperação desses carrinhos abandonados, oferecendo vantagens e novidades, traz excelentes resultados em muitos negócios considerados perdidos.

Não deixe de trabalhar essa ferramenta, pois ela possibilitará a aceleração do seu projeto de e-commerce, o que consequentemente significa vendas e faturamento.

Marketing de conteúdo

A estratégia de desenvolvimento de conteúdo está ligada aos quatro tópicos anteriores. 

Muitos estrategistas de marketing dizem que esse é o principal meio para conquistar vendas e que o desenvolvimento de conteúdo possibilita os seguintes resultados para o seu e-commerce:

  • melhor posição no Google;
  • relacionamento com seus clientes;
  • autoridade de mercado;
  • redução de custos;
  • melhor taxa de conversão;
  • vendas.

Os conteúdos devem apresentar dicas, orientações, curiosidades e todo tipo de informações que seu público necessita.

Segundo um dos maiores especialistas do mundo no marketing digital, Neil Patel, o marketing de conteúdo proporciona uma taxa de conversão média de 2,9%, enquanto os sites que não utilizam essa estratégia atingem apenas 0,5%.

São números que demonstram a importância na adoção dessa estratégia de marketing digital para e-commerce que deseja obter sucesso no mercado.

Como se observa, existe bastante trabalho a ser realizado, no entanto, os resultados são reais e já foram testados em todo o mundo, inúmeras vezes, onde a resposta sempre é a mesma: para se obter sucesso em um projeto de e-commerce é necessário um trabalho sério de marketing digital e estratégias bem elaboradas.

Se você tem um e-commerce e não sabe como impulsionar suas vendas, contate a A7B, uma empresa especializada em estratégias de marketing digital para e-commerce que geram resultados mensuráveis para seus clientes.

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