Como anunciar no Google Maps

Muitas empresas ainda desconhecem essa informação – mas você sabia que é possível anunciar no Google Maps? 

Lançado exatamente no dia 8 de fevereiro de 2005, o serviço de mapas do Google já faz parte da nossa rotina em vários aspectos: para servir como GPS em viagens, para encontrar endereços, e, claro, para encontrar as empresas que estamos procurando. 

E por falar em empresas, se você tem um negócio local mas ainda não está presente no Google Maps, saiba que está perdendo uma grande oportunidade de destacar o seu negócio. 

Então, vamos à prática? Neste artigo você vai entender detalhes sobre como funciona esse serviço, quais as vantagens e como anunciar a sua empresa.

Você pode aparecer gratuitamente no Google Maps e também de forma patrocinada.

Vamos lá?

Como funciona o Google Maps para empresas?

Antes de saber como anunciar no Google Maps, vamos entender exatamente como funciona esse serviço para as empresas.

Google Maps

O Google Maps nada mais é do que um serviço de geolocalização fornecido pelo Google.

Nele, podemos encontrar diferentes localizações residenciais e comerciais, como se fossem aqueles antigos catálogos de páginas amarelas, você se lembra?

Isso é um verdadeiro tesouro para empresas físicas. 

Afinal, se você tem uma empresa de produtos ou serviços, pode anunciar no Google Maps para aparecer nos resultados das buscas – e não somente aparecer de "qualquer maneira", mas fornecendo muitas informações, tais como:

  • endereço;
  • telefone;
  • site oficial;
  • horários de atendimento;
  • fotos da fachada da empresa;
  • avaliações de clientes;
  • ofertas e promoções.

Para que as empresas estejam presentes no Google Maps, já adiantamos que este serviço faz parte de outro: o chamado Google Meu Negócio

Em outras palavras, o primeiro passo para as empresas estarem no maps é se cadastrarem gratuitamente no Google Meu Negócio.

Serviço do Google que divulga empresas físicas nos resultados de busca orgânica, conforme veremos mais adiante aqui no post. 

Benefícios de anunciar no Google Maps

Só de falarmos sobre como funciona o maps já deu para ter ideia das vantagens para as empresas, não é mesmo?

Estar presente nos motores de busca do Google é obrigatório para qualquer negócio que queira ser encontrado pelos seus clientes e potenciais clientes. 

Não importante se a empresa está numa grande capital ou num município do interior. Mais cedo ou mais tarde, alguém vai fazer uma pesquisa em busca de um produto ou serviço que você pode oferecer. 

A título de curiosidade, saiba que o buscador do Google responde atualmente por mais de 93% de todas as pesquisas feitas na internet em todo o mundo em comparação aos demais motores de busca.

Mas não é só isso. Além da sua empresa física garantir uma presença online, existem outros benefícios de anunciar no Google Maps:

  • Aumenta a interação com seus clientes: eles podem fazer comentários e avaliações sobre a sua empresa no Google Maps e você pode respondê-los.
  • Ajuda a aumentar a satisfação dos clientes: essa interação também auxilia a empresa a saber o que pode melhorar e quais pontos positivos fortalecer.
  • Mais profissionalismo ao seu negócio: aparecer no Maps faz com que a sua empresa seja vista com mais profissionalismo por parte do consumidor, fazendo com que você se destaque da concorrência. 
  • Aumentam as visitas ao empreendimento físico: quanto mais pessoas encontram a sua empresa no maps, mais potenciais clientes você você pode atrair ao seu negócio local – e, consequentemente, mais vendas. 
  • Diversificar as CTAs: no Google Maps, você pode incluir CTAs para levar os potenciais clientes a realizarem uma ação, como, ligar para a sua empresa ou entrar no site. 
  • Fortalece o SEO: todas as informações sobre a sua empresa física ajudam a reforçar as estratégias de SEO e o consequente posicionamento nos resultados orgânicos do buscador. 

Os tipos de anúncios do Google Maps

Na introdução deste post, dissemos que você pode anunciar no Google Maps de forma gratuita e também paga, certo?

Na prática, até o momento existem três tipos de anúncios no Maps. Vamos conhecê-los:

1. Resultados de pesquisa no Google Maps

A página do Google Maps também conta com um campo próprio para você pesquisar, certo? 

A primeira forma de anunciar no Google Maps, portanto, é a sua empresa aparecer nos resultados da pesquisa que uma pessoa faz, de acordo com as palavras-chave que ela digita e com a localização em que ela está (ou deseja que o resultado apareça).

Nesse caso, existem duas formas de anunciar no Google Maps em sua rede de pesquisa:

  • De forma orgânica, ou seja, gratuitamente, por meio de um SEO bem trabalhado;
  • Por meio de um anúncio pago no Google Ads, para deixar a sua empresa nas primeiras posições pagas. 

No exemplo abaixo, note que ao pesquisar por hotéis 5 estrelas em Nova Orleans, os dois primeiros resultados são anúncios pagos e os demais são resultados orgânicos:

anunciar no Google Maps

2. Pinos promovidos no Google Maps

Sabe quando você faz uma pesquisa e dentro do mapa, determinados locais ganham mais destaque do que outros, cujos nomes podem até estar em negrito? Eles são os pinos promovidos, outra forma de anúncio pago no maps.

A diferença entre eles e os resultados de pesquisa é que os pinos promovidos podem aparecer sem que haja uma busca direta. 

Por exemplo: se a sua empresa é uma loja de roupas e uma pessoa está procurando por um consultório médico, se a loja estiver nas redondezas, ela vai aparecer em destaque no mapa. 

Ou, ainda, se a pessoa simplesmente abre o Google Maps próximo à sua loja, ela também aparecerá em destaque por meio do pino promovido. 

Isso aumenta a visibilidade da sua loja e faz com que aumentem as chances dessa mesma pessoa visitá-la. 

Os pinos promovidos aparecem em forma de ícones ou de um pino, que dependem do tipo de negócio. E ao clicar nele, aparecem todas as principais informações sobre a sua empresa que você configurou. 

3. Promoções na loja

A terceira forma de anunciar no Google Maps é por meio de promoções na loja.

Na prática, quando a pessoa clica em determinado anúncio aparece, além das informações gerais, promoções e ofertas do momento.

Além de opções de produtos e até cardápio, em caso de estabelecimentos food service. 

Google Maps no celular

Bom, depois de todas essas informações, vamos saber como, enfim, anunciar no Google Maps?

Como anunciar sua empresa no Google Maps

Como dissemos no início do post, o grande carro-chefe do Google Maps é o Google Meu Negócio.

É por meio desse serviço gratuito que você insere todas as informações da sua empresa, que consequentemente vão parar no Google Maps.

Em outras palavras, isso fará com que o seu negócio apareça de graça nos resultados do Google Maps.

Então, o primeiro passo para anunciar no Google Maps é fazer o cadastro da sua empresa no Google Meu Negócio.

Eis um passo a passo:

1. Cadastre-se no Google Meu Negócio

Entre na página do Google Meu Negócio e faça o cadastro. Para isso, você precisa ter uma conta Google com login (e-mail ou telefone) e senha. 

Lembre-se que esse e-mail utilizado para o login será o que vai receber todas as informações da conta do Google Meu Negócio.

2. Preencha as informações solicitadas

A segunda etapa é preencher com as informações da empresa que você deseja anunciar no Google Maps, de acordo com as solicitações. 

Quando aparecer o campo "nome da empresa", é importante que seja o nome fantasia, pois o Google fará a verificação se a empresa já possui alguma informação prévia já cadastrada (pode ser que ela já esteja aparecendo no Google Maps).

Também é importante que você digite corretamente o endereço da empresa. Após esse procedimento, o Google Maps dará uma prévia da localização no mapa – e você pode arrastar o pino indicando o endereço exato, caso ele esteja incorreto. 

Outra dúvida comum é que você não precisa ter um site para anunciar no Google Maps (embora isso seja importante para suas estratégias de marketing) – então, esse campo pode ficar em branco que não interferirá no resultado.

3. Escolha qual será o método de confirmação da existência da sua empresa

O Google precisará confirmar a existência e propriedade da sua empresa, já que estamos falando de negócios físicos.

Por isso, ao finalizar o seu cadastro com os dados da empresa, o Google enviará uma carta para o endereço informado.

Nesse carta terá um código que você usará para ativar a conta, e, finalmente, ter a sua empresa visível no Maps e nos resultados orgânicos das buscas.

Pode ocorrer do Google verificar a autenticidade da sua empresa por meio de um simples telefonema, mas em geral, a correspondência é a maneira mais utilizada. 

Com a conta ativa no Google Meu Negócio, você vai ver que poderá preenchê-la com diversas informações para tornar a sua página mais atrativa.

O Google também envia ao seu e-mail dicas e insights para você personalizá-la.

Bom, até aqui vimos como estar presente no Google Maps gratuitamente, isto é, por meio dos resultados orgânicos.

Mas para anunciar no Google Maps de forma paga, tendo, portanto, mais destaque nos resultados das buscas e no próprio mapa, você precisa ter uma conta no Google Ads.

Dentro do próprio painel de controle do Google Meu Negócio, terá um link chamado "Criar um anúncio", onde ao clicar você será encaminhado à página do Google Ads.  

O Google Ads é a página específica para anunciar no Google de todas as maneiras, incluindo colocar anúncio no maps. 

Nele, você cria campanhas, estabelece o orçamento a ser pago, além de conseguir segmentar de acordo com seu tipo de empresa para ser encontrado pelos clientes ideais no Google Maps Ads. 

Nesse caso, se você precisa de ajuda para saber como anunciar no Google Maps de forma paga, além de configurar tudo corretamente e de acordo com o orçamento que você tem, conte agora mesmo com a equipe da A7B.

Inscreva-se em nossa newsletter!