Consultoria SEO: Sua Empresa no Topo do Google

A consultoria SEO é uma espécie de divisora de águas em seu site, independentemente do nicho e do tamanho do seu negócio. 

Em um ambiente virtual que é, de fato, concorrido, precisamos de meios para atrair mais clientes – e nem sempre temos tempo para pensarmos em todos os detalhes técnicos para deixar o site ou o blog realmente atraente e visível na internet. 

E como estamos falando de internet (ou seja, de tecnologia), precisamos entender que existem algoritmos e ferramentas que podem trabalhar a nosso favor para que o nosso negócio seja encontrado pelas pessoas que fazem buscas na internet.

E é exatamente isso que uma boa consultoria SEO faz por você: deixa o seu endereço virtual pronto para ser encontrado, aumentando as chances de converter as visitas em vendas. 

A seguir, vamos entender em detalhes sobre como funciona esse tipo de serviço.

O que é SEO

SEO é a sigla de Search Engine Optimization – traduzido como Otimização para Mecanismos de Busca. 

Mecanismos de busca, também chamados de motores de busca ou sites de busca, são as ferramentas de pesquisa que utilizamos no dia a dia para encontrarmos algum conteúdo, produto ou serviço na internet. 

O Google é atualmente o principal mecanismo de busca utilizado pelas pessoas, mas existem outros, como YouTube (que também faz parte do Google), Yahoo!, Bing, Facebook, Pinterest, Amazon, etc. 

Página inicial do Google

O fato é: milhões de pesquisas são feitas a cada segundo nos motores de busca. Isso leva a crer que o seu site também precisa integrar a lista de resultados das pesquisas. Afinal, você também quer ser encontrado pelos seus clientes e potenciais clientes, certo?

Pois é exatamente aí que entra a importância do SEO, e, consequentemente, da consultoria SEO.

Para que o seu site fique em evidência nos motores de busca, ele precisa aparecer na primeira página dos resultados da pesquisa – e de preferência, nos primeiros lugares.

Por exemplo: se você tem uma loja de roupas em Blumenau, a pessoa que digitar no campo de pesquisa algumas palavras-chave como "loja de roupas blumenau", ou, ainda "comprar roupa feminina em blumenau", o seu site ou o seu endereço no Google Maps precisa estar nas primeiras posições. 

Em outras palavras, se o site X apareceu nos primeiros lugares, então entendemos que ele tem a resposta certa para o que estamos procurando. Dificilmente a gente vai ficar percorrendo todas as páginas do Google para encontrarmos a resposta, não é mesmo?

Mas o que faz com que o seu site fique bem posicionado nos resultados da pesquisa? Justamente as técnicas de SEO

O SEO diz respeito às estratégias que podemos fazer para que o site fique bem posicionado na chamada busca orgânica (também conhecido como mídia orgânica) – ou seja, nos primeiros resultados que aparecem logo abaixo dos anúncios (pessoas que pagaram para estarem ali). 

A busca orgânica do Google – ou seja, os sites que aparecem nos resultados da pesquisa sem que precisem pagar pela posição.

É uma mídia orgânica muito disputada, e são exatamente as estratégias de SEO que devem ser aplicadas para que o seu site vença a concorrência no Google orgânico.

Quando o seu site vence a concorrência no Google orgânico, isso quer dizer, por exemplo:

  • o seu site tem muita relevância e autoridade;
  • ele proporciona uma boa experiência de navegação;
  • você entrega conteúdo de qualidade aos visitantes do site, ou seja, aquele que realmente traz todas as respostas para a problemática abordada;
  • os seus custos com aquisição de clientes (CAC) podem ser reduzidos;
  • a taxa de cliques do site (CTR) aumenta;
  • a taxa de conversão (por exemplo: vendas) tende a ser mais alta, já que os usuários chegaram ao seu site por desejo próprio;
  • o Retorno Sobre o Investimento (ROI) é maior;
  • você está sabendo aplicar as técnicas do SEO corretamente. 

Viu como é importante a gente entender sobre este assunto? Por isso que a consultoria SEO é um serviço fundamental para quem quer se destacar na internet. 

Mas antes de entendermos quais são as técnicas que precisam ser utilizadas para que os sites estejam bem posicionados na busca orgânica, vamos entender como essa dinâmica funciona. 

Como é definida a posição das páginas nos resultados da pesquisa?

Até aqui, vimos que o SEO é importante para ajudar a posicionar melhor as páginas dos sites nos resultados das buscas orgânicas – ou seja, nas posições gratuitas dos motores de busca.

Mas como ocorre essa dinâmica do ranking dos melhores resultados orgânicos? De uma forma geral, vamos explicar o que acontece no Google:

  1. A pessoa faz uma pesquisa utilizando palavras-chave (que pode ser uma frase, palavras soltas, etc).
  2. Com base nessas palavras-chave, o Google procura em seu índice as páginas que utilizam os termos da pesquisa e cujo contexto responde à dúvida da pessoa. 
  3. O ranking é definido de acordo com as páginas que melhor entregam o conteúdo correspondente à pesquisa e que fornece uma melhor experiência de navegação na página.

O trabalho da consultoria SEO consiste, portanto, em fazer com que o Google – nesses milésimos de segundos em que procura pelos melhores resultados – encontre a página do seu site e o coloque nas primeiras posições do ranking orgânico. 

Tecnicamente falando, os motores de busca funcionam por meio de algoritmos – são eles que rastreiam as páginas, indexam as páginas (incluem em seu índice) e as colocam no ranking. 

Quem trabalha por trás desses algoritmos são os robôs – o Google por exemplo, batizou de Googlebots.

Eles trabalham o tempo todo no rastreio e na indexação de páginas para apresentarem os melhores resultados de acordo com a relevância para cada tipo de pesquisa feita.

Diante de todas essas informações, talvez você possa se perguntar: "Mas realmente é importante melhorar o SEO do meu site? O que acontece se eu não fizer isso?".

Bom, poderíamos dizer que não acontece nada – além, é claro, de você perder todas as vantagens (inclusive financeiras) por não ter páginas do seu site bem posicionadas nos motores de busca.

Mas não é bem assim. Cada vez mais o Google, por exemplo, tem aumentado os critérios para que as páginas sejam mais relevantes para os usuários. Ou seja, ele prioriza a qualidade – e o SEO é diretamente responsável por isso. 

Sites de baixa qualidade, sofrem penalização do Google e ela pode ocorrer de várias maneiras, inclusive retirando o bom posicionamento do seu site e deixando-o lá nas páginas finais, o que consequentemente, diminuirá a quantidade de visitas.

O trabalho de SEO deve ser constante para que o seu site não perca a qualidade.

Agora ficou ainda mais clara a necessidade de investir em uma consultoria SEO, não é mesmo?

Análise SEO: fatores que deixam o seu site melhor posicionado

Bom, depois de entendermos o que é SEO e o quanto uma consultoria SEO é importante para melhor posicionar o seu site na busca orgânica do Google, quais são as técnicas aplicadas para que ele ranqueie bem?

Na prática, existem mais de 150 fatores de ranqueamento (e o Google não costuma divulgar todos eles), que se dividem em dois grupos: o SEO on page e o SEO off page.

SEO Off Page

Os fatores de ranqueamento off page são todos os elementos externos do site que o transformam em uma página de autoridade diante dos visitantes e também de outros sites.

Um dos mais importantes fatores de ranqueamento off page é, sem dúvidas, o link building

Link building é a reunião de várias estratégias para adquirir links de outros sites para o seu site, fazendo com que o seu domínio ganhe autoridade e melhor reputação nos motores de busca. 

Isso é excelente para a mídia orgânica, pois coloca a sua página bem ranqueada e aumenta o tráfego orgânico. Quando você tem links de sites de autoridade apontando para o seu site, o Google entende que o seu site também é importante. 

Mas aqui é preciso alertar: um erro que muitos sites cometem é adquirir esses links externos de qualquer maneira.

Links ruins, de sites duvidosos, que não tenham um bom SEO, links que não funcionam, que não tenham relação com o conteúdo, etc. O Google, por exemplo, está cada vez mais de olho em que utiliza essa prática ruim.

A consultoria de SEO, portanto, ajuda você a construir uma boa estratégia de link building para que o seu site tenha links que ajudem a aumentar a sua autoridade na mídia orgânica. 

SEO On Page

Nesse caso, os fatores de ranqueamento do site também ocorrem dentro de suas próprias páginas. 

Precisamos otimizar os elementos que compõem o site para que o Google entenda que ele tem qualidade e, assim, faça a indexação correta das páginas nos resultados de pesquisa. 

Exemplos de fatores on page são:

  • Conteúdo de qualidade;
  • Título de páginas e título de conteúdos;
  • Imagens;
  • Velocidade do site;
  • Meta descrição;
  • URLs;
  • Uso de palavras-chave;
  • Uso de Heading Tags;
  • Usabilidade;
  • Crescimento de visitas no site;
  • Uso de links para páginas internas do site;
  • Rich snippets.

Leia também: 4 técnicas SEO para buscar o topo do Google!

Consultoria SEO - Onpage e Offpage

Outro detalhe importante e que também faz parte da consultoria SEO é a chamada análise da concorrência. Aliás, esse trabalho é fundamental para a otimização do site para os motores de busca.

Na análise da concorrência, o consultor de SEO vai identificar quais são os seus principais concorrentes nos resultados da busca orgânica e quais os meios que eles estão utilizando para que estejam bem posicionados no ranking. 

Desse modo, é possível estruturar um planejamento mais eficiente de SEO para que o seu negócio ganhe mais destaque em relação a essa concorrência. 

Consultoria SEO da A7B: como funciona

Bom, depois de entender a importância do SEO para destacar o seu negócio nos motores de busca de forma orgânica, o próximo passo é realmente contratar uma consultoria SEO para que seja realizada uma otimização SEO em seu site.

Esse tipo de serviço é feito por um especialista SEO, profissional que estudou e continua estudando muito sobre o tema, já que as regras de ranqueamento nos motores de busca sofrem atualizações constantes.

A boa notícia é que você pode contar com a equipe da A7B para a missão de deixar o seu site perfeito com todas as boas práticas de SEO vigentes no momento.

A nossa consultoria SEO ajuda a acelerar o crescimento orgânico do seu site – e, consequentemente, as vendas, já que quanto melhor posicionado ele está, mais visitantes (e potenciais clientes) ele atrairá. 

Quando você entra em contato conosco e contrata a consultoria SEO, realizamos a verificação tanto do SEO on page quanto do SEO off page. Aliás, oferecemos a você uma Consultoria SEO Online, garantindo mais comodidade.

Depois de realizarmos o diagnóstico em seu site para entendermos o que precisará ser ajustado, realizamos o processo de otimização SEO (o ajuste propriamente dito). 

E para que o resultado seja satisfatório, realizamos o teste a/b para comprovar quais estratégias melhor funcionam em seu modelo de negócio.

Ah, e um detalhe: você pode contar conosco mesmo que ainda esteja criando o seu site. Aliás, essa é uma excelente estratégia, já que você pode inaugurá-lo com as melhores práticas de SEO em vigor, acelerando os resultados. 

Gostou de saber que pode contar com a A7B? Então o próximo passo é entrar em contato conosco para solicitar uma consultoria SEO.

Até a próxima!

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