Entenda o Papel da Agência de Marketing Digital

Muitas empresas buscam como parceira uma agência de marketing digital para aumentar seus resultados, diminuir custos e otimizar seus processos.

Quando se procura um parceiro estratégico é comum surgirem algumas dúvidas a respeito da responsabilidade e do papel dele.

Para auxiliar na compreensão do real objetivo de uma agência e como ela pode ajudar a sua empresa, criamos esse post! 

Continue lendo para saber quais são as tarefas que devem ser desenvolvidas por ela e como isso pode aumentar seus resultados!

Qual o papel da agência de marketing digital?

Antes de ir em restaurante ou de fazer uma compra, provavelmente, você faz uma rápida pesquisa sobre a empresa na internet: vê se a empresa tem site, qual a avaliação dela no Google e o que os clientes dizem nas redes sociais. Acertamos?!

Isso ocorre porque a nossa maneira de consumir mudou drasticamente e é fundamental que toda empresa se atualize, permaneça visível no mercado e supra essa necessidade de confirmação digital do novo consumidor.

Para fazer isso é necessário contar com o apoio de profissionais multidisciplinares capacitados na área (como estrategistas, designers, social medias, etc.), para fugir da contratação desse time pode ser feita uma parceria estratégica com uma agência de marketing digital.

Há ainda os casos que deseja-se otimizar a performance de cada colaborador envolvido no setor de marketing, contar com uma agência novamente permite que os resultados sejam atingidos de forma mais assertiva e rápida.

O papel dela é, portanto, promover soluções e estratégias utilizando técnicas e ferramentas para a obtenção dos melhores resultados.

Essas soluções e estratégias, quando aplicadas de maneira correta, irão, além de possibilitar novos contratos comerciais, diminuir consideravelmente os custos da empresa.

Para isso, são necessárias ações específicas que são de responsabilidade da agência digital quando contratada, como:

Captação de leads

De acordo com uma pesquisa da Hubspot, a prospecção é a parte mais desafiadora do processo de venda, segundo os vendedores, seguida por fechar uma venda e qualificar o lead.

Apesar disso, essa tarefa é fundamental para qualquer negócio.

Nesse sentido, contar com uma agência de marketing digital possibilita cumprir esse objetivo de maneira mais inteligente e assertiva. 

A captação de leads, quando pautada por uma boa estratégia, pode ser feita através do inbound marketing em conjunto com o uso de mídia paga.

O inbound marketing, caso você não esteja familiarizado com o termo, é um conjunto de estratégias de marketing que tem por objetivo fazer o caminho inverso do modelo tradicional de vendas, ou seja, atrair o seu cliente até você.

O papel da agência, nesse sentido, é de estruturar, criar e compartilhar conteúdos voltados ao público-alvo de cada empresa, além de traçar e executar ações para estabelecer um relacionamento próximo, levando-o a conhecer a marca e realizar negócios com a sua marca.

De acordo com a Demand Metric, o marketing de conteúdo (uma das principais estratégias do inbound marketing) custa 62% a menos que métodos tradicionais e gera até 3 vezes mais leads quando feito de maneira correta.

Para isso, o conteúdo deve ter um bom posicionamento nos mecanismos de busca, isso é possível através do SEO, um conjunto de técnicas que otimiza o ranqueamento.

Para se ter ideia da importância do SEO no marketing digital, 93% dos processos de compras B2B começam com uma pesquisa online. As vantagens também são estendidas ao mercado B2C.

Além disso, as campanhas pagas devem ser otimizadas constantemente.

Uma agência de marketing digital sabe como atender ambas exigências e posicionar sua empresa e marca de forma a melhorar o posicionamento dela no Google e diminuir os custos de campanhas pagas.

Qualificação dos leads para uma equipe de vendas internas

Após a captação de leads, é necessário fazer a qualificação deles para poder converter em uma venda.

Essa qualificação pode ser feita de muitas maneiras, usar estratégias de automação no inbound marketing é uma delas.

Segundo a revista Forbes, 59% dos profissionais de marketing afirmam que o Inbound Marketing produz leads com mais qualidade para vendas.

Essa qualificação pode ser feita através de nutrição, e-mail marketing e remarketing.

A agência tem papel crucial no auxílio da definição de persona de acordo com as boas práticas de mercado e com a execução de todas essas estratégias.

É através da definição assertiva da persona que pode-se qualificar os leads mais rapidamente e de forma que traga melhores resultados.

Caso você não saiba, persona é a tipificação do seu cliente ideal, ou seja, qual é o tipo de pessoa (com todas as suas características pessoais) que tem grande possibilidade em adquirir os produtos e serviços de sua empresa.

Como exemplo de sucesso, a empresa Thomson Reuter teve um aumento nas vendas (ligadas ao marketing digital) de 175% a partir da criação assertiva de uma persona.

Se o resultado por si só não fosse suficiente, houve ainda uma redução de tempo de 72% na conversão do lead em cliente.

Isso mostra que uma qualificação, quando feita por quem entende de marketing digital, pode transformar completamente as vendas da empresa.

Aumentar o reconhecimento da marca com marketing digital

Independentemente da sua área de atuação, você, com certeza, quer que sua empresa seja reconhecida pelos seus produtos, serviços e atendimento ao cliente.

Contar com uma agência de marketing digital faz com que isso fique mais fácil.

A agência é responsável por fazer um bom gerenciamento das mídias sociais, publicando conteúdo relevante e, claro, deixando a relação com os clientes ainda mais próxima.

Além disso, o conteúdo em post blog é um grande potencial para que sua empresa se torne autoridade no mercado que está envolvida.

Isso quer dizer que, quando algum lead quiser saber de novidades do setor, buscará a sua empresa primeiro.

Atrair lojistas e visitantes locais para o estabelecimento

A agência de marketing digital consegue, através de uma análise criteriosa, localizar os melhores canais de mídia paga, como Google, YouTube, Facebook e Instagram, bem como os modelos ideais de anúncios para sua empresa - que tragam resultados em curto tempo e um bom ROI (retorno sobre o investimento)

Através dessa estratégia é possível ainda segmentar os anúncios para que atinjam o seu público-alvo de maneira mais assertiva, atraindo para sua empresa quem realmente tem fit com ela.

Segundo pesquisas da HIPB2B, os anúncios segmentados são de duas a cinco vezes mais eficazes.

Além disso, uma pesquisa realizada pela Global Web Index aponta que 54% dos usuários das mídias sociais utilizam elas para busca de empresas, mostrando a importância do seu perfil se destacar para atrair lojistas e visitantes locais para o seu estabelecimento.

Novamente uma agência de marketing especializada no digital pode contribuir significativamente para ter campanhas mais assertivas e com melhores resultados.

Como se observa, o papel de uma agência de marketing digital é fundamental para toda empresa que tenha o objetivo de conquistar clientes e fortalecer a marca, o que, consequentemente, otimiza os resultados comerciais e aumenta o faturamento.

Agora que você sabe qual é o papel de uma agência de marketing digital e a importância dela para sua marca, conte com a A7B, uma empresa reconhecida e voltada a resultados. Temos todas as certificações e qualificações necessárias para alavancar seu negócio. 

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