Google BERT: o que é e como adequar meu site?

O Google BERT foi lançado em 2018 e agora se transforma na nova realidade da maior ferramenta de busca da internet. 

A primeira fase do projeto consistiu em desenvolver técnicas de processamento de linguagens naturais baseada em redes neurais. Durante este período, testes e experimentos foram realizados, visando atingir um novo patamar no conceito de motores de busca.

Isso significa que a ferramenta agora consegue interpretar qual a intenção do usuário quando faz uma pesquisa no Google.

Nesse post vamos apresentar o Google BERT, o novo algoritmo de pesquisa que irá revolucionar os resultados das consultas na internet. Continue lendo e confira!

O que é Google BERT?

A sigla BERT vem do inglês Bidirectional Encoder Representations from Transformers, nome de batismo da nova ferramenta de Inteligência Artificial do Google.

A tradução de BERT para o português, significa Representações de Codificadores Bidirecionais dos Transformadores.

Parece não dizer muita coisa, ou no mínimo é de difícil compreensão a partir dessa combinação de palavras.

Na prática, o Google BERT interpreta palavras mal construídas e apresenta resultados que atendam as expectativas do usuário, através de ferramentas que conseguem avaliar e reorganizar a busca.

Isso significa que a partir de algumas palavras digitadas o buscador irá compor uma série de possibilidades que podem ser o objetivo do usuário e trará os resultados que apresentarem o melhor índice e conteúdo possível a respeito.

Como o Google BERT trabalha para melhorar as respostas?

O Google investiu na melhoria do hardware, em especial nas TPU’s (unidades de processamento de tensor) e nas atualizações do software, para melhorar as respostas para as consultas realizadas.

O algoritmo BERT faz a integração de hardware e software, e melhora substancialmente os resultados de uma pesquisa, utilizando a inteligência artificial para isso.

Essa ferramenta não substitui o RankBrain, que é o atual sistema utilizado para sistematizar o ranqueamento. Ele complementa essa solução, otimizando a entrega dos resultados, mesmo que o usuário não saiba soletrar ou combinar palavras em sua busca.

Portanto, o Google BERT se associa e aperfeiçoa as funções realizadas pelo RankBrain.

Como fica o SEO para os novos posts?

A dinâmica do SEO continuará a mesma, no entanto, o sistema inteligente de busca com a utilização do Google BERT, contribuirá na apresentação do melhor resultado para o usuário, avaliando todos os aspectos do assunto requisitado.

Portanto, utilizar corretamente as palavras-chave, não será a garantia que o seu post estará bem posicionado.

Além de uma meta description bem escrita, dos links internos e externos de qualidade e CTA’s bem montadas, é fundamental que os posts tenham relevância para quem realiza a busca.

O próprio buscador passa a analisar o conteúdo do post, que será interpretado e apresentado como resultado de uma consulta, caso esteja completo e contendo informações relevantes.

O grande segredo será escrever conteúdos cada vez mais completos, com os seguintes pontos constando na composição dos textos:

  • o que é,
  • como funciona,
  • quais são os benefícios,
  • onde se encontra,
  • qual o preço.

Os posts precisarão cada vez mais responder às perguntas dos usuários e serão valorizados no ranqueamento exatamente aqueles que atenderem a essa demanda.

O motor de busca do Google evoluiu e agregou novidades e para que o seu site continue aparecendo e ajudando seu negócio a vender, será necessária uma otimização dos conteúdos já existentes, além de atenção na hora de redigir os novos, visto que agora a qualidade e a profundidade da informação produzida irão receber cada vez mais destaque. 

Precisando de ajuda para se adequar à nova realidade do Google BERT e constar entre os primeiros resultados exibidos pelo Google? Acesse nosso site e descubra como podemos te ajudar nesta missão!

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