Inbound commerce: Saiba como crescer seu e-commerce

O inbound commerce é uma estratégia voltada para lojas virtuais e tem por objetivo estreitar o relacionamento com os clientes para desta maneira gerar lucro para o negócio.

A importância dessa estratégia reside no fato de que com ela é possível reverter o alto índice de abandono de carrinho, uma realidade dos negócios eletrônicos em todo o mundo.

Uma pesquisa realizada no Brasil no ano de 2017, pela E-commerce Radar, apontou índices acima de 80% em abandono da compra, o que significa que de cada 100 visitas realizadas a uma loja virtual, 82 clientes não concluem o pedido.

Dentre os motivos para o abandono do carrinho, os mais frequentes são conhecidos por todo mundo que já comprou pela internet:

  • valor do frete;
  • prazo de entrega acima da expectativa;
  • forma de pagamento preferida não encontrada;
  • problemas e dificuldades para entender o processo de compras;
  • problemas técnicos relacionados ao usuário (como, por exemplo, queda do sinal da internet).

Exceção feita ao último item, todos os outros são passíveis de reversão por parte do e-commerce.

Nesse post vamos apresentar o inbound commerce, esta forma de aprofundar vínculos com aqueles que visitam a sua loja virtual. Continue lendo e confira!

O que é inbound commerce?

Antes de apresentarmos o inbound commerce, é necessário conhecer o chamado inbound marketing, uma estratégia de marketing digital que tem por objetivo atrair, converter e encantar clientes.

A base dessa estratégia está na criação e compartilhamento de conteúdos voltados a determinado público-alvo, com o objetivo de criar relacionamentos duradouros.

A partir da oferta de algum benefício ao visitante, como, por exemplo, um ebook ou material rico, é possível realizar a troca entre este conteúdo e os dados para contato com o usuário.

Com essas informações, como nome e endereço de e-mail, a empresa pode iniciar um processo de interação através do e-mail marketing.

O segredo é fazer com que o lead (a pessoa que preencheu o cadastro) deixe informações que possibilitem o relacionamento e a recuperação de um possível carrinho abandonado.

Como trabalhar o inbound marketing para e-commerce?

A estratégia para aplicar o inbound commerce é estabelecida em 3 passos:

  • atração,
  • conversão,
  • fidelização.

Vamos apresentar cada um desses passos e como atingir os objetivos:

Atração

O segredo do inbound marketing está em fornecer conteúdos relevantes e de qualidade para determinado público-alvo, chamando a atenção e atraindo consumidores.

O mesmo deve ser feito com relação aos produtos ou serviços comercializados pelo seu e-commerce, ou seja, desenvolver posts com conteúdos relevantes a respeito das soluções que sua loja fornece.

O ideal é trabalhar as vantagens que o produto pode oferecer para o consumidor, com o link levando para sua loja.

Faça uma descrição completa dos produtos ou serviços utilizando as técnicas de SEO, e apresente as soluções de forma agradável e que seja fácil de ser entendida.

Modelo de Inbound Marketing

Conversão

A conversão pode ser realizada para a captura de dados, oferecendo algum material rico em troca dos dados desejados.

No entanto, isso às vezes, não funciona para alguns produtos ou serviços em uma loja virtual, por isso, no inbound commerce a conversão pode ser feita de outra forma.

Uma excelente saída para capturar informações do seu possível cliente, é oferecer algum valor como, por exemplo, um desconto que ele possa utilizar em compras durante determinado período, a partir de seu cadastramento na loja virtual.

Outra opção é provocar uma situação que chame a atenção do visitante.

Faça um questionamento, e apresente as opções: “sim ou não”, como no exemplo abaixo:

“Você gostaria de conhecer detalhes e diferenciais a respeito do produto ‘x’?

Se a resposta for SIM, apresente outra chamada solicitando os dados do usuário e remeta para ele alguma material de qualidade a respeito do referido produto.

A partir dos dados capturados, desenvolva uma estratégia de e-mail marketing, enviando ao lead conteúdos que o encantem e que o façam conhecer mais os produtos e serviços oferecidos por sua loja virtual.

Fidelização

Após o lead realizar a compra e se transformar em cliente, é hora de aprimorar o relacionamento e ofertar outros produtos e serviços, para criar a tão sonhada fidelização.

Vale lembrar que conquistar um cliente novo pode custar até sete vezes mais caro do que manter um antigo, segundo Philip Kotler, consultor de marketing americano reconhecido no mundo todo.

Ofereça benefícios, vantagens e conteúdos que façam com que o cliente esteja sempre visitando suas páginas e principalmente, navegando em seu e-commerce.

A estratégia de inbound marketing para e-commerce exige esforço e dedicação, no entanto, possibilita grandes negócios para sua empresa e cria um nível de relacionamento diferenciado com seus clientes.

Tais consumidores, quando satisfeitos, passam a serem verdadeiros promotores de vendas da sua loja virtual, contribuindo significativamente para a estratégia de inbound commerce de sua empresa.

Não esqueça, entretanto, de estimular a interação no ambiente digital, curtindo comentários e agradecendo por observações, elogios e até mesmo críticas. O importante é fortalecer a comunicação para que ela se transforme em vendas.

Não abandone os visitantes que não concluíram a compra

Você já deve ter percebido a importância em ter uma estratégia de inbound commerce em sua loja virtual. 

Se o visitante já chegou na sua loja e desistiu no ato final da compra, ele está muito próximo de se tornar um cliente, precisando apenas de uma ajuda.

Não aproveitar a oportunidade para transformar o visitante em um lead é desperdiçar esta potencialidade, deixando de vender e faturar mais.

Use a imaginação, seja criativo e crie ferramentas que possam capturar e permitir o relacionamento com seu possível cliente.

O inbound marketing para e-commerce já é uma realidade de muitas lojas virtuais e você precisa se adaptar a este cenário sob pena de ficar para trás e inviabilizar o seu negócio.

Saber quem é seu cliente, do que ele gosta, como costuma fazer seus pagamentos, quais conteúdos o agrada, quais são seus gostos, dores e vontades, potencializa seu e-commerce e torna possível direcionar campanhas e promoções personalizadas para cada pessoa.

Agora que você já sabe como o inbound commerce pode potencializar os resultados do seu comércio eletrônico acesse nosso site e descubra como podemos te ajudar a vender mais .

Inscreva-se em nossa newsletter!