Taxa de conversão no e-commerce: como melhorar?

Como estão as vendas em sua loja virtual? As campanhas de marketing para atrair mais clientes estão dando certo? Pois saiba que essas dúvidas podem ser respondidas ao analisarmos uma métrica muito importante: a taxa de conversão no e-commerce.

Em primeiro lugar, vamos definir o que é uma taxa de conversão.

Trata-se de uma métrica que permite que a gente acompanhe se o objetivo principal de determinada estratégia tem dado certo.

No caso da taxa de conversão no e-commerce, essa métrica está voltada para as vendas, ou seja, no objetivo final de abrir loja virtual que é, sem dúvidas, vender os produtos ou serviços. 

Em outras palavras, todos os seus esforços – sejam esforços de marketing, de publicidade, de investimentos no site, etc. São feitos para atrair visitantes em sua loja virtual para que haja a conversão em vendas e o consequente retorno do que foi investido. 

Quando a taxa de conversão está baixa em relação a quantidade de visitantes que entram na loja virtual, isso nos dá pistas do que está acontecendo e o que pode ser feito para mudar essa realidade.

Portanto, essa é uma das métricas mais importantes. E você precisa trabalhar para melhorar a taxa de conversão em seu e-commerce. Consequentemente, vender mais e se destacar em seu mercado. 

Neste artigo você vai entender como calcular essa taxa, e, claro, aprender algumas dicas práticas do que pode ser feito para aumentá-la.

Taxa de conversão no e-commerce

Como calcular e monitorar a taxa de conversão no e-commerce?

Antes de pensarmos em melhorar taxa de conversão, vamos entender melhor como ela deve ser calculada?

Bom, o resultado do cálculo da taxa de conversão é dado em percentual. O objetivo, como já dissemos, é o de você saber se as vendas estão equilibradas em relação a quantidade de visitantes que entram no seu e-commerce.

Sabendo disso, o cálculo da taxa de conversão no e-commerce é bem simples:

  • Taxa de Conversão = Número de Vendas / Total de Visitas no e-commerce

Vamos a um exemplo.

No último mês, a sua loja virtual de roupas recebeu 7.000 visitantes e obteve 60 vendas. Portanto:

  • Taxa de Conversão = 60 / 7.000
  • 2º Taxa de Conversão =  0,0085 (multiplique por 100 para ter o percentual)
  • 3º Taxa de Conversão = 0,85%

Mas será que essa é uma boa taxa de conversão no e-commerce? Calma, chegaremos lá.

Existe uma taxa média de conversão, conforme falaremos logo a seguir neste artigo. 

Antes, precisamos nos lembrar de uma coisa importante.

Ao fazer loja virtual, você precisa de uma ferramenta tecnológica para acompanhar e medir esses resultados.

Fazer isso de forma manual não é possível, já que estamos falando de um site que recebe uma quantidade gigante de dados, não é mesmo?

Existem várias opções de ferramentas, e, dentre elas, o Google Analytics costuma ser a mais utilizada. 

Relatório de visitas e-commerce

Portanto, antes de se preocupar em melhorar taxa de conversão, certifique-se que o seu e-commerce tenha uma ferramenta de monitoramento instalada. 

Mas o que é uma boa taxa de conversão?

Como dissemos, ao abrir loja virtual, existe uma taxa de conversão média no e-commerce que é esperada – embora ela não seja uma taxa padrão.

Em geral, aqui no Brasil, a taxa de conversão média do e-commerce é de 1,5%.

O que ainda é considerado um valor baixo, já que nos Estados Unidos, por exemplo, essa taxa média de conversão chega a 5%.

Mas, lembre-se: isso não significa que a sua melhor taxa de conversão deve chegar a 1,5%. Ela pode ser maior – aliás, dependendo do seu nicho de mercado, ela pode ser muito maior

Existem muitos fatores que precisam ser analisados para determinarmos se, no momento, a sua taxa de conversão está alta ou baixa. 

Existem tanto os aspectos técnicos de navegação do site quanto os referentes ao conteúdo contido nele. Tudo pode influenciar em uma venda ou no abandono do carrinho de compras. 

Por isso, vamos mostrar algumas dicas práticas para você "arrumar a sua loja virtual". Assim, deixando-a mais atraente e fácil de converter as visitas em vendas!

Dicas práticas para melhorar a taxa de conversão no e-commerce

Taxa de conversão no e-commerce

1. Avalie a experiência de navegação em seu e-commerce

Coloque-se no lugar do seu potencial cliente e entre em seu site.

Uma boa experiência de navegação diz respeito a várias características que ele precisa ter. Mas, principalmente, precisa ser fácil comprar em seu e-commerce.

A simples demora em abrir as páginas da sua loja virtual pode prejudicar essa experiência de navegação. Fazendo com que o visitante desista de conhecê-la – e de comprar.

Então, eis abaixo uma lista de itens a serem verificados para melhorar e experiência de navegação e a taxa de conversão:

  • Velocidade do site: utilize o Page Speed Insights do Google para analisar se as páginas estão carregando rapidamente.
  • Layout do site: o design está atraente e fácil de ser compreendido? 
  • Usabilidade: Está fácil encontrar o que se procura? O sistema de buscas está funcionando? Existem filtros nas buscas e categorias de pesquisa?
  • Título do site: está legível? Atraente? Informa do que se trata a sua loja virtual?
  • Botões de CTA (Call To Action): existem botões de chamada para ação (Como "Comprar", "Adicionar ao Carrinho", etc.?)? Cada botão para ação tem cores que se destacam no layout?
  • Menus: eles são simples e na quantidade certa? Uma dica é colocar menus no topo mais simples e fáceis – e em menor quantidade.  Deixe aquelas listas mais extensas para o rodapé. 
Taxa de conversão no e-commerce mobile

2. Atenção à forma como você vende os produtos no e-commerce

Os produtos são as estrelas do seu e-commerce. Então, para melhorar a taxa de conversão, eles precisam ser bem apresentados em cada página.

Isso significa melhorar todos os processos referentes a eles, tais como:

  • Fazer uma boa e detalhada descrição do produto;
  • Escolher as melhores imagens do produto, em diferentes ângulos e com opção de zoom;
  • Separar os produtos por categoria para facilitar a busca;
  • Sempre informar se o produto está em estoque;
  • Criar um catálogo de produtos atrativo;
  • Criar estratégia de up selling (oferecer mais produtos complementares aos de interesse do visitante para aumentar o ticket médio da compra).
Produtos e-commerce

3. Melhore a experiência do checkout

Outro fator que influencia na taxa de conversão no e-commerce é a experiência de fechamento do pedido. 

Quanto mais difícil e mais demorado for o processo de comprar um produto, maior será a taxa de abandono do carrinho de compras. 

Na prática, crie formulários de cadastro mais simples e menos páginas que precisam ser abertas para que a compra seja efetivada.

Isso realmente faz a diferença, principalmente nas compras por impulso. 

Checkout e-commerce

4. Otimize o seu e-commerce para diferentes telas

A sua loja virtual precisa ser mobile. Isso é crucial para melhorar a sua taxa de conversão no e-commerce pelo simples fato de que a maioria do tráfego de visitas vêm de dispositivos móveis. Então, inicia-se por eles e o processo de compra pode terminar em outros aparelhos maiores.

Portanto, se nesse contato pelo tablet ou smartphone, o seu e-commerce estiver com baixa qualidade, for pesado e for preciso pinçar a tela para aumentar ou diminuir a página, então temos um problema que vai afetar na conversão em vendas. 

E-commerce para diferentes telas

5. Crie um blog de conteúdo dentro do seu e-commerce

A estratégia de marketing de conteúdo é uma das mais utilizadas para atrair mais visitas aos sites, incluindo os e-commerces.

Ou seja, a ideia é que você crie um relacionamento com seus clientes por meio da postagem de conteúdo frequente no blog dentro desse e-commerce. 

Em outras palavras, não venda apenas camiseta branca, mas ensine como utilizá-la.

Dê dicas de looks, fale sobre os cuidados para que a peça dure mais, mostre uma calça que combine com a peça. Fale sobre a importância de se vestir bem, etc. 

Os benefícios de entregar conteúdo de qualidade em seu e-commerce são:

  • aumento do tráfego orgânico para o seu e-commerce;
  • aumento do engajamento com a sua marca, conferindo autoridade a ela;
  • o seu site fica melhor posicionado nos motores de busca;
  • cria-se um relacionamento com seus clientes e potenciais clientes, dando sequência a outras estratégias de marketing;
  • aumenta a taxa de conversão.

Leia também: Inbound commerce: Saiba como crescer seu e-commerce

resultados de busca do Google

6. Otimize o SEO para que a sua loja virtual seja encontrada nos motores de busca

As estratégias de SEO (Search Engine Optimization) são fundamentais para melhorar o posicionamento do seu e-commerce nos motores de busca, como o Google.

Quanto melhor posicionada a sua página estiver, mais autoridade você recebe, e, consequentemente, mais tráfego e conversões fará. 

Na prática, é preciso otimizar o SEO On Page e SEO Off Page para alavancar o ranqueamento. Lá no final deste artigo, a gente vai dar uma dica extra para te ajudar nessa tarefa. 

Funil taxa de conversão no e-commerce

7. Trabalhe com diferentes estratégias de marketing para atrair visitantes

Para melhorar a taxa de conversão no e-commerce, também será preciso investir na diversificação das estratégias de marketing para atrair mais tráfego, como:

  • E-mail marketing;
  • Remarketing;
  • Links patrocinados (para aumentar o CTR – Taxa de Cliques);
  • Promoções;
  • Landing pages para captura de leads e;
  • Entre outras estratégias para atrair tráfego mais qualificado.

Saiba mais: 4 ferramentas de marketing digital para automação

Dica extra: precisa de ajuda para melhorar a taxa de conversão da sua loja virtual?

Todas essas dicas, se colocadas em prática, de fato ajudam a melhorar a taxa de conversão do seu e-commerce.

Mas sabemos que tudo isso leva tempo, não é mesmo? Você precisa resolver tantas questões em sua rotina de trabalho que nem sempre encontra ânimo para estudar minuciosamente esses detalhes e fazer as alterações necessárias.

Aliás, lembre-se que quando falamos em estratégias de conversão, também falamos em testes. Tudo precisa ser testado.

Às vezes, colocar o botão de compra na cor laranja pode converter mais do que na cor azul. Tudo é teste – e tempo.

Por isso, para melhorar a taxa de conversão do e-commerce, conte com a ajuda da A7B.

Somos uma agência especializada em tudo o que diz respeito a estratégias de conversão e de marketing digital para otimizar a sua plataforma de e-commerce.

Na prática, o primeiro passo importante é você contar com a nossa consultoria de e-commerce, que também pode ser traduzida como uma Consultoria SEO.

Nessa consultoria, analisamos tudo o que pode ser feito para aumentar o tráfego em sua loja virtual, e, claro, aumentar a chance de vender mais. 

Por isso, converse com a nossa equipe e vamos já resolver essa dor de cabeça para o seu negócio online prosperar!

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